quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HIPERTEXTO


   Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital. É uma ligação que facilita a ligação dos internautas a qualquer informação.
   Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons ao serem clicados são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
   O sistema de hipertexto mais conhecido é o Word Wide Web.
   O trabalho com o hipertexto pode impulsionar o aluno a pesquisa e a produção textual. Os alunos participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, a forma de aprendizagem é mais duradoura e transferível que a direta e explicita.
   Trabalhar com hipertextos leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno no processo educativo no mundo digital.
   Uma das maiores dúvidas sobre o hipertexto é a ligação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. A internet através da WWW seria um meio intertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.
   Utilização dos hipertextos nas funções pedagógicas facilita o trabalho dos professores e os alunos colaboram uns com os outros aprendendo mais através de diversas fontes.
   Uma atividade colaborativa traz benefícios  no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.
   Os hipertextos são mais uma oportunidade para auxiliar os alunos que apresentam defasagem na aprendizagem.
   Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário